segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Gates mostra celular que faz buscas por voz e reconhece rostos na CES


Quer ver um filme? Diga ao seu celular "cinema", e ele responderá, na tela, com os endereços mais próximos. Depois de escolher algum, fale em alto e bom tom o número de ingressos, o nome do filme e o horário —pronto, basta clicar em um botão, e os ingressos estão comprados. Passou em frente ao teatro e quer descobrir a programação? Basta apontar a câmera do aparelho para o lugar para obter, em instantes, a relação de espetáculos da casa.
Estas são algumas das inovações previstas por Bill Gates, fundador da Microsoft, durante sua tradicional apresentação na abertura da CES 2008 (Consumer Electronics Show), maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Segundo ele, o caminho da tecnologia é servir como uma espécie de "memória digital", integrada a tudo a nossa volta. Para tanto, o computador terá que sair cada vez mais de si mesmo, seja em telas de projeção em qualquer superfície, dentro do carro, na TV ou no celular. "Toda a mídia e o entretenimento serão dirigidos pelo software", disse. E mais do que isso: "os aparelhos saberão o contexto do usuário".
Para isso, a tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês) tem um papel fundamental.
Durante a apresentação de Gates, Robbie Bach, presidente da divisão de entretenimento e aparelhos da Microsoft, demonstrou a tecnologia Tellme, que refina resultados de busca de voz via celular de acordo com a localização geográfica do usuário. O sistema já está disponível em telefones da AT&T e da Sprint nos EUA, e será integrado a próximas versões do Windows Mobile.Na demonstração, uma assistente de Bach pesquisou por cinemas em Las Vegas e mostrou futuras possibilidades da tecnologia —a compra de ingressos por comandos de voz e o envio de informações do filme para os amigos.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Navegue com segurança também durante as férias de verão


Não se pode descuidar um só instante da segurança de seus dados; as ameaças podem estar escondidas onde menos se espera


Nessa época do ano, sempre surgem algumas armadilhas na internet fantasiadas de champanhe e Papai Noel. É que os desenvolvedores de malwares se aproveitam do efeito sazonal do Natal e Réveillon, para travestir suas ameaças.
Assim, é muito comum que se receba e-mails, por exemplo, com propagandas - de conteúdo na verdade malicioso - com pacotes baratos para viagens de ano-novo, ou promoções de presentes para o dia do Natal.
Quem está muito empolgado com o clima dessa época do ano pode acabar caindo na armadilha e infectando seu computador. Por isso, PC WORLD separou alguns downloads pra você navegar com segurança também neste final de ano. Aproveite


Spambayes - é uma boa solução para barrar o lixo eletrônico que traz toda essa ameaça. O programa gratuito adapta-se ao Outlook (versões 2000, 2003 e XP), inserindo botões como Delete As Spam, além de pastas para onde é enviado o chamado junk e-mail.
PhishGuard - Este programa ajuda o internauta a identificar páginas fraudulentas. Além de bloquear o acesso a sites maliciosos já conhecidos, o software permite ao usuário enviar novos endereços para análise.
XRayPC - Sofware auxilia diagnósticos de seu anti-spyware, ajudando a identificar processos suspeitos na sua máquina.
Transaction Guard - Proteja-se enquanto navega e realiza transações bancárias online.
Kruptos 2 - Ganhe privacidade: livre-se da preocupação de ter alguém à espreita do seus arquivos pessoais.
Sandboxie - ferramenta gratuita que envolve os downloads e seus instaladores numa 'caixa de areia', área de testes isolada em seu sistema, até que você se certifique de que eles não são perigosos.
Greenborder Pro - adiciona uma borda protetora em volta do seu browser para que você possa experimentar os downloads de forma segura.

Minas terá TV digital em fevereiro


A região metropolitana de Belo Horizonte receberá sinal de TV digital a partir de fevereiro de 2008.

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante evento na capital mineira. Costa anunciou acordos com as TVs Globo, Bandeirantes, Rede TV (TV Ômega), Record e TV Alterosa (associada ao SBT) para transmistir o sinal digital em Minas Gerais.
Até o final deste ano, sinal digital só é transmitido pelas emissoras na região metropolitana de São Paulo. Segundo o ministério das Comunicações, o governo acertou um cronograma para levar até julho de 2008 a TV digital até as principais capitais brasileiras.
Até o final do primeiro semestre de 2008 receberão sinala digital as cidades de Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador. O prazo para todas as emissoras transmitirem sinal digital em todo o Brasil, no entanto, só se esgotará em 2016, data limite para desativação do sistema analógico de TV.

Vírus podem atacar roteador Wi-Fi, diz estudo

Especialistas da Universidade de Indiana, dizem que vírus para roteadores sem-fio podem atacar em larga escala nos Estados Unidos.
Devido à crescente popularidade dos aparelhos para compartilhar conexões Wi-Fi, diz o estudo, programas maliciosos teriam facilidade para se espalhar em grandes cidades como Boston, San Francisco e Nova York.
Boa parte dos usuários não usa as opções de encriptação das conexões ou então esquece de trocar a senha-padrão que vem configurada nos routers --o que facilita os possíveis ataques.
Outra característica desse tipo de ataque seria a agilidade de disseminação do malware, que pode se replicar automaticamente em roteadores próximos.
Nesse cenário, os invasores teriam nos roteadores um alvo mais atraente do que no sistema operacional, que pode ser protegido por antivírus e outras ferramentas.

Conheça a Placa-Mãe ASUS P5N-T Deluxe


A ASUS lançou a placa-mãe P5N-T Deluxe, equipada com o chipset nForce 780i SLI e indicada para overclock. Entre outras funções, o chipset suporta a nova tecnologia ESA (Enthusiast System Architecture), um padrão aberto que permite monitoramento em tempo real, controle do sistema térmico, elétrico e acústico, permitindo melhorar o desempenho do sistema.


A placa ainda traz o primeiro EPU (Energy Processing Unit) on-board, que monitora e ajusta o gasto de energia do processador , alcançando até 60% de economia. Já a tecnologia NVIDIA 3-Way SLI permite a instalação de até três placas de vídeo; e, com o PCI Express 2.0 esse método só tende a ficar ainda mais possante. Confira mais especificações:


*Processadores: Intel Core2, Quad/Core2, Extreme/Core2, Duo/Pentium, Extreme/Pentium, D/Pentium 4, compatível com os processador Intel 05B/05A/06 e com suporte à próxima geração Intel de 45nm.


*Chipset: NVIDIA nForce 780i SLI


*Barramento externo: 1333/1066/800/ MHz


*Memória: 4 x DIMM, Max. 8 GB, DDR 1066/800/667
*Slots de expansão: 3 x PCIe x16, 2 x PCIe x1, 1 x PCI
*USB: até 10 portas 2.0