sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Evolução na família


Plataforma Centrino 2 chega com melhor bateria e conectividade wireless mais veloz


plataforma Centrino 2, lançada pela Intel este mês e voltada para o segmento de computadores portáteis, poderá aumentar ainda mais a generosa presença da empresa no mercado de microprocessadores. A nova geração de chip Centrino — lançado em 2003 —, conhecido anteriormente pelo codinome Montevina, chega com muitas melhorias. De acordo com o fabricante, os novos processadores são até 50% mais eficientes que a geração anterior e consomem 30% a menos da bateria. Além disso, a conexão Wi-Fi é cinco vezes mais rápida e garante o dobro de alcance.

A companhia apresentou cinco novos processadores de núcleo duplo baseado no processo de manufatura em 45 nanômetros que rodam entre 2,26 GHz e 3,06 GHz e com memória cache L2 que chega a 6MB. Os chipsets são capazes de lidar com gráficos em alta definição e têm componente para acesso sem fio. Três dos novos chips Core 2 Duo trabalham com consumo de energia de 25 watts, índice menor comparado a processadores anteriores, que tinham consumo de 35 watts ou mais. Outra característica que chega é a tecnologia Deep Power Down, que desliga componentes de processamento, como os núcleos e a memória cache, quando o notebook está inativo, para uma maior economia de energia.

Os recursos multimídia também tiveram um salto considerável. Agora, graças ao novo chip gráfico GMA X4500MHD, que vem integrado à plataforma Centrino 2, os notebooks podem potencializar o trabalho com gráficos 3D e conteúdo em alta definição, além de ter suporte à tecnologia DirectX 10. De acordo com o gerente de produtos da Intel Marcelo Gonçalves, assistir a um filme no padrão Blu-ray vai consumir apenas uma carga na célula de bateria. “É uma tendência. O mundo caminha para a alta definição. Agora, toda a codificação e decodificação do Blu-ray, que antes era feita pelo processador, é feita pelo chipset. Isso melhora o desempenho da máquina, além de liberar o processador para realizar outras atividades”, aponta.

A Intel também apresentou uma vertente da plataforma Centrino 2 voltada para o ambiente corporativo. Trata-se do Centrino 2 vPro, que integra diferentes tecnologias que ajudam as companhias a gerenciar melhor os laptops dos seus empregados. “Isso é muito importante. Os departamentos de TI das empresas vão poder acessar, diagnosticar, atualizar e reparar sistemas de forma remota em uma rede wireless”, explica Marcelo

De olho no mercado de mobilidade — que segue apresentando taxas de crescimento maiores que as de desktops —, a Intel anunciou que também planeja revelar os primeiros quad-core móveis e a segunda geração de produtos voltados para laptops ultrafinos em 90 dias. No total, a fabricante pretende apresentar pelo menos oito novos processadores de 45 nanômetros ao mercado.

Nenhum comentário: